segunda-feira, 31 de março de 2008


NOSSA MISSÃO


Participar decisivamente na edificação de alternativas para o desenvolvimento estadual, operando como centro de referência em Ensino Médio no Estado, objeto de valor social na contribuição para formação de cidadãos conscientes preparando-os para o exercício pleno da cidadania e para os desafios do mundo moderno, através de uma ação educativa qualificada e contemporânea, fortalecida nos valores humanos.


HISTÓRICO



A Escola de Ensino Fundamental e Médio “Professor João Bento da Costa” foi criada pelo decreto nº.7812 de 28/04/97, do então governador Valdir Raupp de Matos, sua inauguração ocorreu no dia 26 de maio de 1997, homenageia um dos grandes pioneiros do Estado de Rondônia, o qual prestou relevantes serviços á Educação e a política no município de Porto Velho.
João Bento da Costa nasceu em 8 de junho de 1923, no Estado do Piauí. Ainda muito jovem, em busca de novas perspectivas de vida, chegou a região Amazônica na década de 50, onde trabalhou como soldado da borracha. No inicio dos anos 60 chegou a região do então Território Federal de Rondônia atraído pelo garimpo de brilhante, ouro e cassiterita, porém, não obteve muito sucesso. Por ser uma pessoa extremamente comunicativa, ingressou na Política sendo eleito por três mandatos para vereador pelo município de Porto Velho, época que abrangia uma extensa área que ia até Vilhena, concorrendo pela ARENA-Aliança Renovadora Nacional, depois PDS, em seguida transferindo-se para o PMDB. Foi Secretario Estadual adjunto de Cultura, Esporte e Turismo no Governo Jerônimo Garcia de Santana.
Sentindo a necessidade de retornar aos estudos aos 54 anos concluiu o curso de Licenciatura Plena em Letras pela UNIR, profissão que exerceu até os 73 anos na função do magistério, atuando no extinto Mobral, na Escola Normal Carmela Dutra e no Colégio Tiradentes dentre outros onde desempenhou seu papel com muita responsabilidade e determinação. Exemplo de educador.
A Escola desde a sua inauguração (26/05/1997), teve seis diretores, o primeiro foi Professor Luis Gouveia, que desempenhou sua função entre os anos de 1997 a 1999; o segundo foi o Professor Carlos Wilton, de 1999 a 2000, a terceira diretora foi a Professora Maria Auxiliadora Souza Alves, de 2000 a 2001, o quarto diretor foi o Professor Luiz Florêncio, de 2001 a 2002, a quinta diretora foi Professora Maria Célia Sousa e Silva, 2002, e atualmente a direção é exercida pelo Professor Suamy Vivecanada Lacerda de Abreu, graduado em História pela Unir.
Atualmente a escola funciona nos turnos matutino e vespertino com Ensino Fundamental e Médio Regular e noturno com a Educação de Jovens e Adultos - EJA, funcionando com 99 turmas e atendendo uma média de 3.600 alunos nos três turnos.

Nenhum comentário:

ESCOLA JOÃO BENTO DA COSTA

Porto Velho, Rondônia, Brazil
QUALIDADE EM EDUCAÇÃO! Rua da Camélias - Jardim Eldorado PVH-RO